quinta-feira, 23 de julho de 2009

Ingmar Bergman: A Trilogia do Silêncio

A Trilogia do Silêncio ou da Fé, como preferir, consta os seguintes filmes: Através de um espelho, Luz de inverno e O Silêncio.

Ontem, no Sessão pipoca aqui em casa, escolhemos essa trilogia para assistirmos. Vou dar minha humilde opinião de espectadora desses filmes, mas caso preferir, é possivel ler críticas bem melhores e mais elaboradas feitas por profissionais.

Através de um espelho

Karin, uma mulher que tem problema mental herdado pela mãe, tem um marido compreensível, que a ama apesar dos pesares, um pai ausente e um irmão carente. O relacionamento entre pais e filhos é sempre intenso nos filmes de Bergman, mas isso será assunto de outro post.
Karin escuta vozes e sons, acha que Deus vai aparecer no quarto e ela fica esperando, Deus aparece em forma de aranha, de um modo bem assustador. O interessante é que no filme Luz de Inverno o pastor tem a mesma opinião sobre Deus, Ele parece uma aranha.
O irmão dela sofre de carência afetiva e tem uma atração sexual por ela, essa forma de confundir amor fraterno com amor eros também acontece no filme O silêncio.


Luz de Inverno

Bergman foi filho de um pastor, por essa razão é muito comum ver igrejas, pastores, passagens bíblicas e outros artigos religiosos em seus filmes.
Na foto acima estão os dois personagens principais do filme, o pastor e Marta. Marta também é o nome de uma personagem muito importante nos evangelhos, a irmã de Lázaro, enquanto Maria parou tudo o que estava fazendo, Marta achava que tinha que adiantar os serviços e não recebeu Jesus muito bem, conforme segue na passagem bíblica abaixo:

Lucas 10:38 a 42:
38 Jesus e os discípulos seguiam o seu caminho. Ao entrarem numa aldeia, uma mulher chamada Marta recebeu Jesus em sua casa.
39 Ela tinha uma irmã chamada Maria, que se sentou aos pés do Senhor para o ouvir.
40 Ora Marta andava muito atarefada, por ter muito que fazer. Aproximou-se e disse: Senhor, não te preocupa que a minha irmã me deixe só com todo o trabalho? Diz-lhe então que me venha ajudar.
41 Mas Jesus respondeu: Marta, Marta, andas preocupada e aflita com tantas coisas,
42 quando uma só é necessária. Maria escolheu a melhor parte, que não lhe será tirada.

A Marta do filme faz questão de ajudar o pastor em tudo, ela tem uma paixão avassaladora por ele, mas ele nutre um amor doentio por sua esposa já falecida.
O pastor não acredita em Deus, acha a imagem de Cristo na cruz estúpida, mostra sua total descrença aos fieis a ponto de um deles cometer suicídio por não ter mais esperança em nada.
Um ponto muito interessante é quando seu ajudante que sofre de dores pelo corpo começa a narrar a paixão de Cristo.
O filme fala do silêncio de Deus e da fala de Davi (o homem segundo o coração de Deus) e de Jesus, o filho de Deus, que se sentiram sozinhos e exclamaram: elohim, eloim lamá sabactani que quer dizer Deus meu, Deus meu por quê me desamparaste? O filme mostra que se até Jesus enquanto crucificado sentiu a ausência de Deus, imagine nós, pobres mortais e de pequena fé.


O silêncio

Karin e Ana são irmãs, elas estão viajando de trem e Karin começa a passar mal e descem em um país com uma língua estranha e que está em guerra.
Vão para um hotel, Karin fuma, bebe e se masturba, mantém um diálogo com o funcionário do hotel que não fala a sua língua, mas entende o que ela precisa.
Karin nutre um amor eros pela irmã, sente ciúmes quando ela conhece um garçom e tem relações com ele, sem ao menos entender a língua dele. Ana tem um filho que também tem uma atração por ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário