sábado, 28 de dezembro de 2013

filmes, youtubers e livros para 2014

Infelizmente em 2014 nao vai ter mais o desafio literário que eu participei durante 3 ou 4 anos, entao vou ler por conta própria alguns livros de meu interesse. Darei prioridade para escritoras, quero ler mulheres, vou reforçar meu espírito laotong.
Depois da minha mudança, desfiz da maioria dos meus livros, tenho duas caixas na casa dos meus pais e nem sei quando vou buscá-las. Isso me deixou um pouco traumatizada, nao tenho mais coragem de montar uma biblioteca pessoal. Para minha sorte, na cidade onde moro tem muitas bibliotecas públicas e a biblioteca da faculdade que estudo tem muitos livros e em vários idiomas, inclusive em português. Quando morava no Brasil também tinha o privilégio de ter acesso às bibliotecas integradas da USP, mas infelizmente nao aproveitei tanto quanto estou aproveitando a daqui.
Na faculdade também tem o Bookcrossing, as pessoas deixam os livros lá e quem passar pode pegar, já peguei alguns, mas ao terminar de lê-los vou devolver porque a ideia é mantê-los circulando.
Quer saber? O desapego foi doloroso, mas me fez bem, nao tenho motivo para ficar guardando e deixando empoeirar livros se posso tê-los quando eu quiser, ainda economizo grana e espaço.
Já sondei no site da biblioteca algumas escritoras que pretendo ler, sao elas: Gabrielle Roy (Québec), Alice Munro (Canadá), Zélia Gattai e Hilda Hilst (Brasil), Simone de Beauvoir (França), Doris Lessing e Virginia Woolf (UK) e Paulina Chiziane (Moçambique), esta última por causa da indicaçao da Denise neste vídeo. Algumas destas autoras eu já li um livro ou outro, mas quero ler outras obras que nao tive a oportunidade ainda.
Falando em vídeo, lembram do Manifesto "Só a leitura salva"? Se nao sabe, veja.

Manifesto - Só a leitura salva from Marcos Felipe on Vimeo.

Meu manifesto é fazer a propaganda de pessoas que falam de livros no Youtube, elas nem me conhecem, nem sabem quem eu sou, mas voluntariamente vou indicá-las porque falam de forma envolvente, encantadora e até me influencia na hora de ler, graças às indicaçoes delas conheci muitos livros bons. Fiz um top 10 de youtubers, mas nao está na ordem de preferência, é porque preciso numerar de 1 a 10, só isso..

1. Juliana Brina, do canal "O Pintassilgo", vejam a série "Para ler como um escritor" é mais digna e com mais conteúdo do que aquele programa de literatura da BBC de Londres.
2. Inês, de Portugal, do canal "Inês books", eu tenho vontade de ler tudo o que ela lê, graças a ela conheci vários autores portugueses.
3. Juliana Gervason, do "O batom de Clarice"
4. Tatiana Feltrin, do "Tiny little things"
5. Gisele Eberspächer, do "Vamos falar sobre livros?"
6. Agna Farias, do "19 Berg gasse", ela fala de literatura e psicanálise, amo os dois assuntos.
7. Daiane Araujo
8. Luara França, do "Ao rés do chao"
9. Denise Mercedes, do "Cem anos de literatura"
10. Claire Scorzi

Quanto aos filmes, também darei prioridade para diretoras, nao quero contribuir com a desigualdade no cinema, quero valorizá-las e incentivá-las. Saiba mais aqui. Também quero ver filmes que as protagonistas, sejam realmente protagonistas de suas vidas e que fuja do cliché que mulher é feliz só depois de encontrar um homem, que tenha algo a mais para acrescentar além de romance. Achei umas listas interessantes só que está em francês.
Lista de 20 filmes sobre mulheres e para mulheres. (já vi a maioria, mas fica a dica para quem nao viu)
102 filmes dirigidos por mulheres.
Lista de diretoras  (olha quantas e a gente nao conhece a maioria)
Site Réalisatrices équitables, dedicado às cineastas do Québec, tem revistas para download em PDF.

Na Suécia, os filmes vao receber uma etiqueta com um timbre feminista representado pela letra A se eles passarem no teste Bechdel que deve responder a 3 questoes: Tem ao menos duas personagens femininas? Elas conversam entre elas? Falam de outras coisas que nao sejam de homens? Leiam mais aqui. As perguntas sao super simples, mas acredite, a maioria dos filmes nao respondem essas questoes, enquanto o contrario é perfeitamente viável.

Aqui vai ter muito mais espaço para mulherada com talento, espaço para futilidades tem aos montes na Internet, vamos abrir caminhos para mulheres escritoras, leitoras, artistas, na política, na área de informática, nas Ongs e no feminismo. Se nao fizermos isso, quem vai fazer?

2 comentários:

  1. Ana, super amei essa sua lista e vou muito acompanhar. Hoje eu botei no papel, digo no blog, uma idéia que já estava na minha mente desde o ano passado, mas pra a qual eu andava sem coragem: a de ler um livro de cada país do mundo - escrito por uma mulher. Não sei se vou conseguir, desconfio que em muitos países não tem nenhuma autora, mas pelo menos vou tentar! :)

    Beijos,
    Lidia.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Ana. Nada me faz mais feliz do que saber que os meus vídeos incentivam alguém a ler. É o melhor retorno que posso ter e é nisso que me agarro naqueles dias em que não tenho tanta vontade para gravar.
    Adorei o vídeo, vou partilhar no Facebook e dizer que encontrei aqui :)
    Obrigada de novo!

    ResponderExcluir