terça-feira, 20 de maio de 2014

Repensando as redes sociais

(desculpe a falta de acentuacao na postagem, preciso configurar meu teclado)

Eu tive uma reuniao com uma pessoa que até entao eu nao conhecia. Resolvi procura-la no facebook, so para ver a cara dele e acha-lo facilmente no meio da muvuca. Ele tinha o perfil publico, em menos de 5 minutos ja conhecia a mulher, os filhos, os pais, onde ele passou as ultimas ferias, o tipo de musica que ele escuta, os sites que ele curte, uma verdadeira invasao de privacidade consentida e na hora que cheguei na reuniao parecia que ja o conhecia completamente. Achei tudo tao estranho, me fez refletir melhor no papel das redes em minha vida, acho que a gente se expoe demais, todo mundo acaba sabendo muito da gente sem ao menos ter um minimo de intimidade para isso, um verdadeiro Big Brother.
Deletei o Twitter, era uma rede que gostava bastante, tem muita gente criativa, engracada, interessante, mas ja deu. O Facebook eu quase deletei tambem, mas resolvi deixa-lo porque participo de grupos sobre brasileiros no Canada que me ajudam bastante, tem os grupos de cinema, tem meus melhores amigos e minha familia que preciso ter noticias, visto que moro longe. Meu perfil nunca foi publico, a primeira coisa que fiz foi bloquear as paginas que apologia a violencia, incita o odio, a intolerancia, entao todo mundo que compartilhar essas coisas de tv revolta e afins, eu simplesmente nao verei mais. 
Segunda coisa: Deletar as pessoas sem do nem piedade, nao eh porque estudou comigo ha mil anos e nem ao menos interage que eu vou manter la so para fazer numero, nao mesmo. Primo distante que vi no maximo duas vezes na vida, desculpe eh parente, mas nao conheco, nao tenho intimidade, caiu fora tambem. Terceira: Nao responder posts de gente sem nocao a fim de consertar a informacao, nao vale a pena, a pessoa quer continuar com a estupidez, deixa ela, tem a opcao de nao receber notificacao entao estou aproveitando bastante esse recurso. Entendo bem que muitas pessoas nao fazem por maldade, na hora da raiva ate eu as vezes ja postei coisas revoltosas, mas aprendi, tanto que nao vou postar mais nada, minhas conviccoes politicas, pessoais, religiosas so cabe a mim e a ninguem mais. Vou curtir e comentar o que os amigos muito proximos postam, com quem sinto mais a vontade de interagir. As vezes posto coisas para os meus amigos, eles compartilham e os amigos dos amigos que pegam o bonde andando, comecam a comentar coisas nada a ver, comecam a me odiar sem ao menos me conhecer, por isso decidi nao postar mais.
Quarta: configurei para nao aparecer no meu mural as noticias ou fotos que as pessoas me marcam.

Quanto ao blog, talvez vai voltar a ser o que era no comeco, falarei de livros, filmes, receitas e esmaltes. As blogagens coletivas me ajudou a conhecer muita gente e muitos blogs legais, mas vou participar quando tiver tempo e quando o tema nao for muito pessoal, tanto que vou apagar todas as postagens e fotos que expus demais minha familia ou minha vida. As vezes eu quero compartilhar coisas interessantes que acontecem comigo, quero que a internet seja um lugar agradavel, que tenha mais musicas, mais poesia, mais tolerancia, mas infelizmente isso eh uma terra sem lei. Tomo precaucao, meus comentarios sao controlados, tenho que aprovar todos. So que tomei essa decisao: minhas redes serao como minha casa, so entra quem tem permissao, simples assim. Desgraca ja estao nos jornais, nao quero passar o dia ouvindo ou vendo essas coisas, rede social tinha que ser algo mais agradavel, queria ver as pessoas se divertindo, compartilhando o que elas estao lendo ou coisas do tipo, mas parece que ta todo mundo na lama, estressado, odiando todo mundo gratuitamente e eu ja tenho muitos problemas na vida para ter que aguentar piti dos outros.

Tudo que procurei na vida foi paz e tranquilidade, a vida eh muito curta para a gente perder tempo com picuinhas, a morte de uma amiga que tinha 27 anos me marcou muito, a gente acha que vai envelhecer, mas pode ser que nao. Por isso quero tornar o mundo melhor para mim, quero curtir ao maximo o que a vida tem a oferecer, quero ver o lado bom das coisas e das pessoas.
No momento estou tentando controlar as redes, talvez um dia eu canse de tudo isso e deleto tudo porque a vida verdadeira eh offline.

7 comentários:

  1. Ana:
    Compartilho do seu pensamento.
    Também acho que as redes sociais são mal utilizadas e viraram terra sem lei, de gente sem noção e o que deveria ser um ambiente agradável, virou algo quase insuportável de se tolerar.
    Nunca tive twitter, mantive o orkut por pouquíssimo tempo, não tenho instagram e no facebook, procuro ter apenas as pessoas mais próximas, com quem mantenho contato e alguns blogueiros.
    Problemas, bastam os reais....
    Bjs.:
    Sil

    ResponderExcluir
  2. As redes sociais só são ma utilizadas por conta das pessoas não saberem dos recursos que tem pra poder personalizar e deixar do jeito que mais te agrada. Eu nunca deleto ninguém do facebook, sabe porque? Por que o mundo da tanta volta que vai que aquele primo que eu não falo nunca acaba postando na timeline o emprego dos meus sonhos, ou uma comemoração da família, duma pessoa querida. Sabe como eu uso o facebook? Personalizo, pessoas X no perfil restrito, Y no perfil limitado, álbum X só família pode ver, álbum Y só fulano e fulano podem ver, bloqueia daqui e dali e no fim, tudo fica certo. Ninguém vai me achar arrogante por não adicionar, principalmente por trabalhar numa grande empresa, onde eu trabalho no escritório e as pessoas do operacional querem ter só um pouquinho de contato para se sentirem mais importantes. Sim, essa é a realidade que vivemos, onde é legal postar o que você come, fazer propaganda da sua vida e da sua felicidade. Os tempos são outros e quem não quer seguir tem a opção de não ter nenhuma rede social ou fazer como você deixar a rede social só para amigos.

    ResponderExcluir
  3. É uma atitude baseada em uma reflexão, há que ser respeitada. Perderemos muito com isto, infelizmente. Uma pessoas de ótimo nível cultural, que tem só tem a nos oferecer cultura e conhecimento. Resta-me desejar que não encerre o blog. Um grande abraço. Raquel superlinda.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana,
    Também com você, mantenho ainda o Facebook para manter contato com familiares e amigos muito queridos. E, a partir do momento e que algumas pessoas não tão próximas pediram para serem adicionadas, fiz como você e moderei de todas as formas a minha página. Parei de colocar fotos nossas lá. E as que ainda coloco lá no blog, edito quando o Miguel aparece.
    Como você mencionou, a internet acaba sendo terra sem lei, mesmo! Há anos a jornalista Rosana Hermann vem dizendo isto e o absurdo do que aconteceu com a moça de Guarujá deu o tom do que as redes sociais vêm se tornando.
    Antes eu entrava no FB e tinha prazer de dar "bom dia!" com uma ilustração editada ou compartilhada, imagens bacanas desejando que assim realmente fosse o dia. Mas depois que uma pessoa começou a querer "interpretar" as mensagens por trás de um simples "Bom dia!", eu broxei!
    Eu também decidi só participar de BCs que me deem prazer em participar, não para ter views. Assim eu continuarei com vontade de escrever algo.
    Parabéns pela faxina que você está fazendo. Eu ainda não consegui. #tonta!
    É sempre legal ler um texto seu!
    Bjks.

    ResponderExcluir
  5. Entendo totalmente, Ana! O meu FAcebook é bem controlado, não é qualquer um que tem permissão de ver tudo, eu uso muito o esquema de listas, então tem coisa que só publico para a galera de uma lista específica, coisa que eu compartilho com todos, mas excluo uma galera de outra lista e por aí vai. Eu gosto muito de Internet e jamais tomaria essa decisão que você tomou, pelo menos não no cenário que estou vivendo agora - onde só entra quem eu quero, quando eu quero.

    Mas foi mais ou menos por causa dessas coisas que eu desisti do meu antigo blog. Não vou lá apagar meus posts pessoais, mas a tendência é que ele caia no esquecimento com o tempo... Espero continuar tendo notícias suas! :)

    Beijos,
    Li.

    ResponderExcluir
  6. Ana,
    Incrível tudo o que você mencionou no seu texto,eu sempre tive muita crise com o facebook e até já exclui algumas vezes e a pedido de familiares voltei. Voltei por que também moro logo dos meus familiares e ás vezes caio na
    fraqueza de expôr lá meus sentimentos mas, é só passar uns minutos que
    logo me arrependo, melhor, a ficha cai...rsrs
    Eu não tenho instagram e hoje quem não tem é visto com "outros" olhos,tem que ter pq todo mundo tem...detesto isso!
    Estou procurando me vigiar,até pq tenho meus filhos e estou ainda em processo de adoção, vigiar dobrado.
    Parabéns pela reflexão e algumas dicas que mencionou ajudou!
    Estamos por aqui então,né??!!
    Beijosssssss
    Allê Monteiro

    ResponderExcluir
  7. ta certa. Eu tb preciso fazer um *limpa* no facebook ... o blog, por enquanto, ainda é bem *muro das lamentaçoes*, mas nao coloco fotos nem deixo minha vida taaaaao exposta. E tenho so 3 leitores, o que facilita rsrsrsrsr

    ResponderExcluir