terça-feira, 4 de agosto de 2015

BEDA dia 4 - Colher o que planta

BEDA (blog post for every day in August), é um post para cada dia do mês de agosto.

Um ditado popular que me incomoda: "Você colhe o que você planta..." Reallyc'est du grand n'importe quoi.

  • As crianças escravas do Congo que plantam cacau comem chocolate suiço?
  • A peaozada que constroi os prédios em Sao Paulo algum dia tera a oportunidade de morar neles?
  • As costureiras chinesas usam Zara?

Tem gente que planta demais e colhe de menos, tem gente que nem planta e colhe demais. O que planta nao pode usufruir do fruto do seu trabalho e o que colhe nao é nem capaz de pegar numa enxada.

Esse ditado nao inclui os inconvenientes, tais como: o desperdicio, os fatores climaticos, os desastres naturais, a qualidade das sementes, as injustiças, as desigualdades, o trabalho semi-escravo ou escravo, a substituiçao do homem pelas maquinas agricolas, o agrobusiness, a exportaçao da melhor parte da produçao, a Monsanto. Ou seja, a lei da semeadura é dura.


Queria mesmo é plantar vento pra colher tempestade

Acho que plantei demais nessa vida. E o que eu ganho com isso? Vivo ligada no 220v, tensa, nao sei relaxar nunca, nao sei socializar, levo comigo toda cobrança do mundo nas minhas costas. Talvez seja muita prepotência da minha parte querer colher alguma coisa que eu acho que seria meu por direito so porque plantei. Vou ali no 4shared baixar minha bola.
Ha pessoas que aceitam de bom grado as migalhas que recebem da vida, ja eu quero ser mais exigente, queria ter um pouquinho de dignidade e amor-proprio, sabe? Se olhar por uma outra perspectiva, poderia ser pior, nem sou a criança chinesa escravizada. Talvez seja esse o segredo do conformismo, comparar com gente que ta na pior para se sentir melhor.
Talvez eu precise de uma religiao para entrar no mundo da fantasia, esquecer la vraie vie e usar como desculpa a frase mais conformista e derrotista que um ser humano pode usar: "Deus quis assim, nossa recompensa esta no céu..."
Se ao menos eu tivesse um tiquinho de fé pra entrar nessa, mas nem isso. #loser

Nenhum comentário:

Postar um comentário