quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Ultimas HQs lidas

Passei na biblioteca e peguei 3 HQS para ler, sao elas:


L'archiviste (O arquivista), dos belgas Shuiten & Peeters, da coleçao "cidades obscuras". O arquivista Isidore Louis, era encarregado das pesquisas no Instituto Central dos Arquivos, na sub-seçao de Mitos e Lendas. Ele tem como tarefa, redigir um relatorio sobre as cidades obscuras, um mito criado de que o nosso universo é uma mera ilusao e que a vida verdadeira esta fora daqui. Os documentos que o arquivista estava pesquisando, era um diario de viagens com fotos desses lugares, que pertencia ao Eugen Robick, urbateto (urbanista-arquiteto) que descrevia tao detalhadamente sobre essas cidades que pareciam ser reais e nao lendarias. Ele coloca tudo no relatorio, mas as pessoas começam a acusa-lo de sonhador, que se deixa levar pela emoçao. 

Clique para ampliar (em francês)
Falando em arquivista sonhador, assisti ao filme "A vida secreta de Mitty", dirigido e protagonizado pelo Ben Stiler. Tanto que no cartaz tem a frase: Para de sonhar e comece a viver. Mitty é o arquivista responsavel pelas fotos da revista Life, mas ele vive com a cabeça na lua, as pessoas falam com ele e ele esta pensando em outra coisa, viajando na maionese. É todo esquisitao, é vitima de chacotas no trabalho. Ele recebe os negativos das fotos para a capa da ultima revista e percebe que esta faltando a que foi escolhida, entao ele tem que correr atras do prejuizo. Sair da sua zona de conforto e achar a bendita foto.
Achei o filme muito lindo. Talvez porque quase ninguém fala de arquivista e quando fala, eu me emociono rsrs.



A outra HQ lida foi Skandalon, da Julie Maroh, a mesma de "Azul é a cor mais quente". Narra a historia de um cantor pop chamado Tazane, é auto-destrutivo, rebelde, mas é amado pela galera. Claro que a sociedade o vê como mau-exemplo para os jovens, mas ele nao ta nem ai.
"O que eu coloco nas minhas musicas, sao minhas tripas, meus sentimentos. O demônio que habita em mim é o mesmo que circula no sangue de todo mundo. Por isso todo mundo se reconhece em mim e na minha musica. A diferença é que eu cedo às minhas paixoes".
O titulo, segundo a autora diz no posfacio, vem da historia de Cristo, que anunciando sua Paixao, disse aos discipulos que ele se tornara um skandalon para a humanidade. Skandalon significa obstaculo mimético, ou seja, a dificuldade que os outros têm de reproduzir algo ou um comportamento de modo idêntico, se vc nao reproduz o comportamento esperado pela sociedade, vc causa escândalo. E todos os que causam escândalos devem ser sacrificados, mortos para servirem de exemplo.

Por fim, a ultima HQ faz parte da lista dos 100 melhores livros canadenses, "Jerusalem: Chronicles from the holy city", de Guy Delisle. Narra sua viagem para Israel e Palestina, acompanhando sua esposa, que é médica do "Médicos sem fronteiras". 
Sistema de transportes
Vou me abster de comentarios sobre essa HQ porque me revolta demais esse assunto. Recomendo muito. Gostei bastante, ha assuntos como politica, religiao, desigualdes sociais que muito me interessa, mas nao comento com qualquer um publicamente ou em redes sociais, so com algumas pessoas do meu entorno que sabem conversar. 
Também indico o curso no Youtube, do Prof. Peter Robert Demant, do Departamento de Historia, da FFLCH-USP, "O Conflito Israel-Palestina: Origens, desdobramentos e tentativas de resolução", até o momento sao 15 videos de aprox. 30 min cada.

Um comentário:

  1. Também li o Jerusalem por conta dessa lista, gostei muito! Eu sou nulle no quesito HQ, mas até que aventurei um tiquin esse ano... :)

    ResponderExcluir