quinta-feira, 10 de março de 2016

Marcela, a badass "nao sou obrigada" do livro Dom Quixote

Nas andanças de Dom Quixote e Sancho Pança, eles encontraram alguns pastores que estavam indignados com o suicidio do jovem estudante Grisostomo que morreu de amores porque Marcela se negou a relacionar-se com ele. Onde ja se viu, um moço bom, direito e que gostava dela, o que ela queria mais? Deve ser uma bruxa, diziam a mas linguas....

Marcela era linda e rica, mas decidiu trabalhar como pastora porque queria ser independente e util:

Mas eis que, quando menos se esperava, de repente a mimosa Marcela aparece feita pastora; e, sem o consentimento do tio nem a aprovação de ninguém da aldeia, deu para ir ao campo com as outras pastoras cuidar de seu próprio rebanho. 

Ela era segura de si, nao cedia à pressoes e fez sua propria defesa, falou de beleza e de amor

O céu me fez formosa, dizeis, e de tal maneira que minha formosura vos leva a me amar sem resistência, e pelo amor que me mostrais, dizeis e até quereis que eu seja obrigada a vos amar. Eu sei, com o natural entendimento que Deus me deu, que tudo o que é belo pode ser amado; mas não compreendo que, pela razão de ser amado, quem é amado por belo tenha obrigação de amar quem o ama. E ainda poderia acontecer que o amante do belo fosse feio e, sendo o feio digno de ser desprezado, fica mal dizer: ‘Amo-te porque és bela: deves me amar embora eu seja feio’. Mas, mesmo que as belezas se equivalham, nem por isso haverão de ser iguais os desejos, pois nem todas as belezas apaixonam: algumas alegram a vista mas não subjugam a vontade. Se todas as belezas apaixonassem e subjugassem, as vontades andariam desorientadas e confusas, sem saber onde iriam parar, porque, sendo infinitas as pessoas belas, infinitos haveriam de ser os desejos. E, conforme ouvi dizer, o amor verdadeiro não se divide e deve ser voluntário, não forçado. Sendo assim, como penso que é, por que quereis que submeta minha vontade à força, apenas porque me dizeis que me amais? Se não, dizei-me: se em vez de formosa o céu me tivesse feito feia, seria justo que me queixasse de vós por não me amardes? 

Ela era livre, queria ficar sozinha e nao queria se sujeitar (essa bicha era de sagitario, so pode)

Eu nasci livre e, para poder viver livre, escolhi a solidão dos campos: as árvores destas montanhas são minha companhia; as águas cristalinas destes riachos, meus espelhos; às árvores e às águas comunico meus pensamentos e formosura. Sou fogo afastado e espada distante. Aos que apaixonei com a vista desiludi com as palavras; e, se os desejos se sustentam com esperanças, não tendo eu dado nenhuma a Grisóstomo, nem a algum outro (na verdade, a nenhum deles), bem se pode dizer que antes o matou sua teimosia do que minha crueldade.
Se a Grisóstomo matou sua impaciência e desejo impetuoso, por que se deve culpar meu honesto procedimento e recato? Se eu conservo minha pureza em companhia das árvores, por que devem querer que a perca em companhia dos homens? Como sabeis, sou rica e não cobiço as riquezas alheias; sou de temperamento livre, não gosto de me sujeitar; não amo nem odeio ninguém; não engano este nem cortejo aquele; não zombo de um nem me divirto com outro. A conversa honesta das pastoras destas aldeias e o cuidado com minhas cabras me distraem. Meus desejos se limitam a estas montanhas e, se daqui saem, é para contemplar a formosura do céu, passos com que anda a alma para sua primeira morada.
Marcela me fez lembrar da Summer, todo mundo a odeia porque ela nao quis ficar com o Tom. Nao é porque eles gostavam da mesma playlist que ela era obrigada, minha gente. Ele era fofo e bla bla bla, mas ela nao simplesmente nao estava a fim. Respeita a mina! A vida é assim, uma sucessao de amores nao correspondidos, às vezes calha de dar certo, mas às vezes nao.

Isso! Agora supera com valium e vodka...


Sabe o que acontece quando a gente aceita ficar com uma pessoa por pressao da sociedade ou por piedade? Sera o assunto do proximo post, falarei do livro "The awakening", da Kate Chopin.

3 comentários:

  1. Nossa estou super curiosa pra saber mais sobre o livro de Kate Chopin. Escreva o post, vc é boa nisso.bjs

    ResponderExcluir
  2. Legal seu texto. Há muitos anos atrás (uns 20) não havia nem internet direito, li essa passagem do Dom Quixote e me tocou muito. Fiz um som com esse nome. Em 2004 gravei e em 2006 coloquei no Myspace (kkk). Aí hoje quis explicar pra um amigo essa história e achei seu blogue no google.... que coisa, hein? Se quiser dar uma ouvida no som https://myspace.com/marceneiroloboathome/music/song/marcela-8918725-8719909

    ResponderExcluir