quarta-feira, 13 de julho de 2016

A poesia Tanka de Ishigawa Takuboku

A poesia Tanka é uma das formas de poesia classica no Japao junto com o Haikai. A Tanka tem 5 versos sem rima. Em seus ultimos poemas, Takuboku reduziu as 5 linhas para 3. Ele é considerado o criador da poesia moderna no Japao. Sua poesia é autobiografica. Ele morreu aos 27 anos de turberculose. Eu fiz uma traduçao livre de algumas, sem respeitar os 5 ou 3 versos nem as silabas 5/7/5/7/7.

Meu pobre pai
cansa de ler o jornal
e sai no jardim
para brincar com as formigas


Ai, mae!
quando durmo com fome
eu, teu unico filho,
ainda recorda o sabor do teu leite


Voltando para casa
perco o ultimo onibus
e chove.
Sinto vontade de chorar.


Como um filho das colinas
sempre pensa nas colinas
quando tenho pena
sempre penso em ti.


Meu pobre coraçao
da um pulo na rua
quando vê alguém como tu.


Tinha vontade de andar de trem
e agora que desembarco
nao tenho para onde ir.


Olhando o céu nublado
sinto vontade de matar
alguém.


Nunca notei
seus erros de ortografia
nas tuas primeiras cartas de amor.


Sera que continuo
no ano passado?
É ano novo
e ja estou farto


Você nao quer viver?
Gritava o doutor
e eu nao sabia o que dizer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário