quarta-feira, 6 de julho de 2016

Conversa fiada: dolor de garganta y otras historias

Estou com uma dor persistente de garganta durante algumas semanas. Quando era pequena eu tinha mal à la gorge direto, agora esta voltando depois de velha, nao conseguia engolir direito, estava rouca. Vai entender!
Possiveis causas:

  • Mudanças bruscas de clima: faz calor, esfria, chove, venta...
  • La maudite cigarette, il faut que j'arrête de fumer. Je fume mes émotions, c'est tout.
  • Engolir sapo em excesso. Acho que eles estao todos entalados la.
  • Amidalite peut-être? Amidalas sao iguais aos dentes do siso e o apêndice, so servem para encher o saco, doem até serem extraidos em uma cirurgia de emergência mais tarde.
  • Noh na garganta. Conhecido também como "engole o choro", bitch! 
  • Excesso de palavras presas por causa do meu silêncio, preciso de alguém para apertar minha glote até sairem todas e elas queimariam os pastos, fariam sangrar o cordeiro e cair o passaro, como ja dizia o poema da Mistral.

"Os silêncios elouquentes sao apenas palavras que ficaram atravessadas na garganta, palavras que nao puderam escapar ao aperto da glote." (José Saramago, O Homem Duplicado) 
"Yo tengo una palabra en la garganta
y no la suelto, y no me libro de ella
aunque me empuje su empellón de sangre.
Si la soltase, quema el pasto vivo,
sangra al cordero, hace caer al pájaro.
Tengo que desprenderla de mi lengua
hallar un agujero de castores
o sepultarla con cales y cales
porque no guarde como el alma el vuelo". (Gabriela Mistral)
  • A causa mais bizarra de todas: pegar doenças nao transmissiveis dos outros. Uma vez minha mae estava com torcicolo e falou: Nossa, Ana! Eu estava com um torcicolo e agora passou... Adivinha pra quem passou? So foi ela falar meu pesocoço adormeceu e eu fiquei com o maldito torcicolo. O mesmo aconteceu com a dor na coluna. Nunca tive isso na vida, apenas uma vez que minha mae falou que estava com dor e passou pra mim, fiquei entrevada na cama, nao conseguia nem me mexer.

Resumindo: meu colega de trabalho estava com dor de garganta, rouco, nem falava direito. Foi so ele melhorar, agora sou eu. Coincidência ou feitiçaria? Você decide. Preciso de um banho de arruda porque as desgraças chegam todas juntas de uma vez so...

Estou na fase fitoterapica, igual ao meu pai que quer curar tudo com cha, ervas, raizes, emplastos, aloe vera. Melhor que esperar um eternidade no hospital por causa de uma dor de garganta e no fim o médico receitar Halls pra chupar. Para quem nao sabe, aqui no Canada, Halls nao é bala como no Brasil, é vendido como remédio para garganta. Vivendo e aprendendo.

Resolvi curar esta dor com alho, gengibre e gargarejo com agua morna, sal e vinagre. O africano me ensinou a fazer um suco concentrado de gengibre com baunilha, forte pra caramba, mas com o tempo se acostuma. Agora estou até achando bom. So pode tomar depois das refeiçoes porque você perde o paladar por um tempo porque o gengibre anestesia tudo, além de ser termogênico, ajuda a acelerar o metabolismo e queimar gorduras. O alho eu mastigo cru (dois dentes à noite com bastante agua), é antioxidante é anti-inflamatorio. 

Preciso comprar mudas de aloe vera pra plantar porque esses sucos que eles vendem é muito doce, é industrializado e precisamos reduzir o consumo de garrafas pet no mundo. Também uso o gel da babosa para passar na pele e no cabelo, ainda mais nessa época de ventania, sol e chuva.

Além de velha solitaria, a velha dos gatos sem os gatos, porque sou egoista a ponto de nao me interessar nem por cuidar de animais, virei a bruxa que fica fazendo poçoes magicas para se curar. Minha vida é mesmo um clichê que mistura contos de fadas, fabulas e contos de terror...

Mudando de assunto: Esta semana acaba mais um contrato temporario de trabalho, la vou eu pro fim da fila de novo. Desta vez a mulher perguntou se quero continuar trabalhando la das 16h às 24h ou se quero trabalhar em horario comercial, so que la onde o Judas perdeu as botas, longe pra dedéu. Com a barca afundando, o que vier é lucro. Je m'en fous! Tanto faz, nao tenho escolha na vida mesmo...Tô disponivel da meia-noite às 6 a.m. também, vou até para casa del carajo se a senhora quiser, pagando meu misero salario que mal tem? Money é so o que me interessa... 
Achava que nesta altura da minha vida teria um emprego estavel na minha area, de segunda a sexta, em horario comercial, com férias e beneficios sociais. Sonha, Ana, sonha! O capitalismo é meu pastor, por isso estou pastando.

É verao! Vou tentar curtir o Festival d'été com a cabeça cheia de problemas, inseguranças e incertezas, mesmo assim vou aos shows: The Lumineers, Rammstein, Red Hot Chili Peppers, Sheryl Crow, Peter Gabriel, Sting, Duran Duran, Ice Cube, Gojira, The Decemberists e Coeur de Pirate. Postarei fotos no Insta se der.

Falando em verao, o povo aqui enlouquece com o sol batendo na cachola. Estava eu andando pela rue Saint-Jean, tinha uma moça na minha frente que tirou as calças e continuou o trajeto so de calcinha, ninguém achou estranho (ou fingiu que nao achou, sei la, nao entendo esse povo).
No dia seguinte, estava no ponto de ônibus, veio uma moça e parou do meu lado. Com tanto lugar no ponto, teve que parar perto de mim. Ela estava de vestido e meia-calça, simplesmente levantou o vestido e tirou a meia calça no meio de uma avenida movimentada. Entao ta! Se um dia eu fizer isso, das duas uma, ou enlouqueci ou estou muito bem adaptada no pais. Isso so prova o quanto o pais é seguro para as mulheres, pode andar quase pelada que nada vai te acontecer.

Depois de meses, terminei a leitura de Dom Quixote, foi uma das coisas mais geniais que li na vida, pode ser que eu fale dele mais tarde ou pode ser que eu seja egoista e guarde tudo para mim. A Alejandra Pizarnik disse que era um livro que ela lia todo ano, Virginia Woolf também leu e comentou em seu diario que agora estou lendo. Virginia era uma pessoa muito séria, centrada, obcecada, perfeccionista, discreta, um ar esnobe aristocratico, tinha pavor de criticas negativas sobre o seu trabalho, medo que seus livros nao fossem vendidos. Ela estudava grego, russo e francês. Poderosissima!

Folheando um livro de poesias do Rilke na biblioteca, li 4 poemas e pensei: esse cara é sagitariano. E nao é que era mesmo? Nascido em 4 de dezembro. Quem mais iria fazer poemas sobre vida bucolica e boemia, a vida da virgem Maria, cisnes, anjos e unicornio? - Poema sobre unicornio - so sagitariano mesmo... Melhor signo! 

Virei devota da Santa Joana D'Arc, mesmo nao sendo catolica e nem acreditando que ela foi uma santa, foi apenas uma guerreira vitima do feminicidio da Santa Inquisiçao, os mesmos que a mataram, beatificaram-na. Eu so peço pra ela me ajudar a vencer as batalhas no dia-a-dia. So faço isso por ilusao, para me apegar a algo, mas la no fundo nao acredito em niente, nao vejo sentido em nada, nasci niilista.

Estou triste com o falecimento do Abbas Kiarostami, vi todos os filmes dele e inclusive ja mencionei alguns aqui no blog.

De tanto ler escritoras suicidas, descobri que a faixa etaria para elas se suicidarem é entre 35 e 45 anos, mas a idade escolhida pela maioria foi a de 36 anos. Mulheres preferem overdose de remedios ou afogamento. Ja os homens preferem dar um tiro na cabeça ou enforcar-se. Chega por hoje porque o papo esta ficando sinistro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário