sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Review do album "Lemonade" da Beyoncé


A vida deu uns limoes azedos para B-onça e ela fez uma das melhores limonadas. O babado foi forte!
Neste album, as musicas sao interligadas e contam uma historia. Na box contém 2 cds, um so com as musicas e o outro é um album visual com a narraçao dos acontecimentos e os videoclipes.

Lemonade é um cd muito pessoal e intimista, ela poe pra fora tudo o que sente como mulher, esposa, mae, cidada e como lida com assuntos como: traiçao, familia, feminismo e racismo.
Ela usou varios ritmos: reggae, rock, country, soul, gospel, hip hop e tem participaçoes especiais de Jack White, The Weeknd, James Blake e Kendrick Lamar. A fotografia dos videos e do encarte do cd, os figurinos, a coreografia, as dançarinas é tudo sensacional! As narraçoes foram escritas pela poetisa keniana Warsan Shire, autora de Teaching my mother how to give birth e Her blue body.

Sem mais delongas, falarei de cada musica e de cada narraçao com partes chocantes das letras:

1) A narraçao é intitulada "Intuition". Quando ela teve a intuiçao de que estava sendo traida e aquilo a fez mergulhar em uma tristeza profunda. Seguida da musica "Pray You Catch Me": 
"You can taste the dishonesty 
It's on your breath as you pass it off so cavalier".
E termina com: "What are you doing my love?"


2) Narraçao: "Denial" (negaçao), seguida da musica "Hold up", no clipe ela esta toda poderosa com taco de baseball quebrando tudo e perguntando: O que é pior, ser ciumenta ou louca? Eu prefiro ser louca.

Partes da letra: What a wicked way to treat the girl that loves you (Que jeito estranho de tratar a garota que te ama)
Something don't feel right
Because it ain't right
Especially comin' up after midnight
I smell your secret, and I'm not too perfect
To ever feel this worthless
How did it come down to this?
Scrolling through your call list
I don't wanna lose my pride, but I'm a fuck me up a bitch
Know that I kept it sexy, and know I kept it fun
There's something that I'm missing, maybe my head for one
What's worse, lookin' jealous or crazy, jealous or crazy?
Or like being walked all over lately, walked all over lately
I'd rather be crazy



3) Narraçao: "Anger" (raiva), ela despeja todo odio que ela esta sentindo. Musica: "Don't Hurt Yourself" com Jack White. 
A letra: "Quem vc pensa que é? Guarda seu dinheiro que eu tenho o meu. Esse é o ultimo aviso, se vc tentar essa merda de novo, você vai perder sua esposa".

Who the fuck do you think I am?
You ain't married to no average bitch, boy
You can watch my fat ass twist boy
As I bounce to the next dick boy
And keep your money, I've got my own
Keep a bigger smile on my face, being alone
Bad motherfucker, God complex...
When you hurt me, you hurt yourself
Don't hurt yourself
When you diss me, you diss yourself
Don't hurt yourself
this is your final warning
You know I give you life
If you try this shit again
You gonna lose your wife

4) Narraçao: "Apathy", seguida da musica "Sorry" em que ela desdenha do pedido de perdao e ainda diz o nome da amante: a Becky do cabelo bom. Também disse que se arrepende da noite em que colocou a aliança. Ela e a filha vao ficar bem sem ele.

Sorry, I ain't sorry
Sorry, I ain't sorry
I ain't sorry
Nigga nah

Looking at my watch he should've been home
Today I regret the night I put that ring on
He always got them fucking excuses
I pray to the Lord you reveal what his truth is

Suicide before you see this tear fall down my eyes
Me and my baby we gone be alright
We gon' live a good life
Big homie better grow up

He only want me when I'm not there
He better call Becky with the good hair

Veja o video que é lindo, cheio de elementos etnicos e tem a Serena Williams divando e rebolando até o chao.

 5) Narraçao "Emptiness" (vazio), seguida da musica 6 Inch, com a participaçao especial do The Weeknd. Na letra diz que trabalha de salto alto de segunda a domingo, dia e noite e ela vale cada dolar que ganha.

Oh baby you know, she got them commas and them decimals
She don't gotta give it up cause she professional

She too smart to crave material things
She pushing herself day and night
She grinds from Monday to Friday
Works from Friday to Sunday
Oh, stars in her eyes
She fights and she sweats those sleepless nights
But she don't mind, she loves the grind

She works for the money, she work for the money
From the start to the finish
And she worth every dollar, she worth every dollar
And she worth every minute
Oh, gonna make you feel
You always come back to me

6) Narraçao "Accountability", seguida da musica country "Daddy Lessons". No clipe tem o video de quando ela era criança conversando com o pai. Na letra fala dos conselhos que ele dava a ela: "Meu pai me alertou sobre homens como você e falou para eu atirar". Eita!


My daddy warned me about men like you
He said baby girl he's playing you
He's playing you
Cause when trouble comes in town
And men like me come around
Oh, my daddy said shoot

A partir da sétima musica, o momento da raiva passou e começa o processo do perdao.

7) Narraçao: Reformation. Musica: Love Drought. Este clipe tem a fotografia mais linda do cd.



Ten times out of nine, I know you're lying
But nine times outta ten, I know you're trying
Cause you, you, you, you and me could move a mountain
You, you, you, you and me could calm a war down
You, you, you, you and me could make it rain now
You, you, you, you and me could stop this love drought

8) Narraçao: Forgiveness (perdao). Musica: Sandcastles. Assim como o periodo da raiva foi intenso o do perdao e reconciliaçao também é. Impossivel ver o clipe desta musica sem chorar, ela relembra os melhores momentos deles juntos. Meu coraçao nao aguenta tantas emoçoes assim nao.


What is it about you?
That I can't erase baby
When every promise don't work out that way
No no baby
When every promise don't work out that way
And your heart is broken
Cause I walked away
Show me your scars
And I won't walk away
And I know I promised that I couldn't stay

9) Narraçao: Resurrection. Musica: Forward (siga em frente), com a partipaçao do James Blake (adoro a voz dele ♥). No video, mulheres com fotos de filhos, pais e maridos que foram mortos. Muito forte! 

10) Narraçao: Hope (esperança). Musica: Freedom (liberdade), com Kendrick Lamar. É outro video sobre questoes raciais, ela militante na campanha Black Lives Matter.


Freedom! Freedom! I can't move
Freedom, cut me loose!
Freedom! Freedom! Where are you?
Cause I need freedom too!
I break chains all by myself
Won't let my freedom rot in hell
Hey! I'ma keep running
Cause a winner don't quit on themselves

11) Narraçao: Redemption. Musica: All night. Minha musica e meu clipe favorito do album. Aqui ela da receita da limonada. Tem a avo dela no aniversario de 90 anos dizendo "se a vida te der limoes, faça limonada", tem foto do casamento, ela gravida, fazendo tattoo com o marido,  a Ivy Blue (filha), gente linda se abraçando na rua. Como nao amar?
All I wanna
Be no other
Be together
I remember
Sweet love
All night long


12) Para finalizar: Formation. Ja falei deste clipe aqui. Esta é a cena mais tocante....


Nem preciso dizer o quanto gosto deste CD, recomendadissimo! Mostra como passar da raiva à redençao, Bey ensina. Temos que ter o tempo de luto, de surto, de odio, de choro, mas quando a poeira baixa, é melhor repirar e continuar, além de ter humildade para perdoar, porque perdao nao é pra qualquer um. Eu nunca perdoo quem me ofende.

Nenhum comentário:

Postar um comentário